Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora de se dedicar às atividades de organização, administração, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novas mercadorias ou serviços gerando assim, um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado no cenário econômico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
No ramo de piscicultura ou em qualquer área de atuação de negócios, o primeiro passo é avaliar as necessidades. Um projeto de viabilização de uma empresa que fornece peixes ao mercado, dará as coordenadas mais precisas para não se construir nada no escuro. Perguntas são as chaves mágicas de abertura profissional e empresarial; na verdade em qualquer área. Deve-se então, relacionar as principais: o que, onde, como, por que, quando e quem (?). O que vou empreender? Onde vou empreender? Como começar e me manter no mercado? Por que este ramo? Quando posso começar? E, quem será meu sócio?
O empreendedor passa por situações e situações até chegar ao "V" da Vitória, para consagrar-se empresário de sucesso, pois é necessário muita perseverança, otimismo, diligência, criatividade, determinação, liderança, paixão pelo negócio, pesquisa e obedecer à intuição. Os maiores empreendedores do mundo afirmam em em suas entrevistas, artigos e obras literárias que a intuição é uma ferramenta imprescindível para o sucesso. Saber ouvir a voz da consciência não é coisa do passado, ainda está valendo e muito!
Sucesso!