quarta-feira, 18 de março de 2015

FÉ, UMA PEQUENA PALAVRA E UM PODER INFINITO!

O que é a fé? Se eu fizesse uma pesquisa sobre o assunto e perguntasse a centenas de pessoas o que elas pensam que é a fé, certamente eu receberia também centenas de definições. Embora tanto a ciência quanto a bíblia e líderes religiosos de todas as denominações eclesiásticas deem definições das mais variadas, acredito que dificilmente alguém diria que fé é apenas uma palavrinha de duas letras.

Para a ciência, fé é pura química. É um agente químico capaz de mobilizar áreas do cérebro e do corpo, e a realizar transformações motivadoras no ambiente onde estivermos. Os céticos costumam dizer, muitas vezes com ironia, que Deus nunca existiu, mas que passou a ser real nas mentes das pessoas porque sentiram em algum momento de suas vidas a necessidade de ter um modelo de liderança que elas julgassem perfeito, segundo suas convicções.

Entretanto, para os religiosos, fé é um meio de entrarmos em contato com o Criador e nos beneficiarmos de Sua misericórdia e de suas bênçãos. Aliás, fé é mais que isso! É um dom concedido por Deus, uma ferramenta que Ele nos disponibiliza para ajudar-nos a concretizarmos nossas vontades e desejos. Na Bíblia encontramos a definição de fé, que eu acredito ser a mais correta, e que sintetiza o que sentimos quando a usamos: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11:1, versão NTLH). Ainda usando a mesma versão bíblica, podemos notar que isso se comprova no verso seguinte, quando o autor bíblico relata que “foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus.” (Hebreus 11:2). Ou seja, segundo a Bíblia, fé é algo que de alguma forma nos une ao poder infinito do Criador, e a Ele próprio.

Conta-se uma história que, certa vez, um homem crente em Deus foi a uma barbearia onde era de seu costume cortar o cabelo e fazer a barba. Normalmente, num local como esse, surgem assuntos de variados temas para conversar, e assim, o tempo passado ali se torna mais prazeroso. Ao começarem a discutir sobre a possibilidade de existência de um ser criador, o barbeiro afirmou sua opinião de não crer na existência de Deus, e justificou da seguinte forma: “Eu não acredito que exista um ser como esse simplesmente porque não posso vê-lo e nem senti-lo.” Então o cliente sentiu uma profunda ansiedade em ajudá-lo a ter essa percepção, e saiu pensativo daquele local. Parou no lado de fora da barbearia e meditou por alguns minutos, cabisbaixo. Logo lhe veio à mente a resposta mais honesta que ele poderia dar ao barbeiro. Ao olhar ao seu redor, procurou alguém com cabelo grande passando pelo local. Convidou um rapaz, um roqueiro muito cabeludo, a entrar por alguns segundos naquele comércio e fazer-lhe um favor. “O senhor está vendo este homem, e como é comprido seu cabelo?”, perguntou ao comerciante. “É claro, ele está bem à minha frente!”, respondeu-lhe o barbeiro. Então ele disse: “Se o senhor não o visse dessa forma, com seu enorme cabelo, acreditaria que ele existe, e que é desse jeito como o está vendo, apenas se eu lhe afirmasse e dissesse ter certeza?”. O comerciante pensou por alguns segundos e respondeu: “Eu teria certa confiança em sua afirmação porque o conheço como meu cliente, mas teria mais confiança se me apresentasse o rapaz como está fazendo agora.”. Para arrematar a conversa, o cliente lhe disse: “Certamente acreditamos em algo, mais facilmente, somente quando experimentamos a sensação de que existe. Portanto, para conhecer a Deus e crer em sua existência, o senhor terá que experimentá-lo, pois a fé é o único meio de nos certificarmos que existe o que nos está oculto. Se não O procurarmos, nunca iremos encontrá-lo!”.

Eu gosto de uma definição de fé que o escritor e palestrante motivacional Cesar Romão expôs em um de seus nove livros narrados por mim, em formato audiolivro. Vou deixar que ele explique em suas próprias palavras o que é fé: “É uma força definida, um bálsamo que revitaliza, e uma influência dinâmica que magnetiza as situações e impulsiona as pessoas rumo ao futuro.” Ele ainda discorre um pouco mais sobre o assunto, e explica como a fé pode nos mover em direção à realização de nossos objetivos: “A fé é uma forte corrente que trabalha em seu benefício quando acionada e empregada da maneira correta. Onde existe uma vontade existirá sempre uma maneira de concretizá-la. O sentimento de fé é um magnetismo que precisa tomar posse de você. Depois que isso acontece, seu mecanismo tem de funcionar de dentro para fora, pois, quando você acredita em alguma coisa, você lhe dá vida em sua mente, ativando o dispositivo do poder criador interior que, por sua vez, executa toda a exteriorização dessa criação.” (O Seu Futuro depende de Você, págs. 74 e 75, Série Motivação Para Transformação, Cesar Romão, Editora Academia, 2008).

Essa conclusão é sábia e ao mesmo tempo digna de quem certamente passou por diversas experiências de fé durante a vida, porque somente quem a experimenta pode relatar a forma como esse dom divino transforma sua vida. Vivenciar experiências de fé lhe dará a certeza que você precisa para dar o primeiro passo rumo ao seu objetivo, e quando surgirem as adversidades, lhe dará a força que você precisa para não se deter às críticas e tentativas de sabotagem, e continuar a trilhar seu caminho em direção ao sucesso.

Mantenha sempre viva a chama da convicção da existência do Poder Divino em seu coração! Isso poderá determinar a pessoa que você será no futuro. E lembre-se, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, portanto creia confiantemente que é ele quem lhe concede o dom da crença, mas é você quem aciona o botão de ignição do poder criador humano dentro de você, à fim de que aquilo que hoje está apenas em sua imaginação materialize-se. Tenha fé! Acredite em seu potencial, e saia do marasmo! Existe um mundo de oportunidades ao seu redor! Basta escolher o que melhor se aplica ao seu mundo pessoal e profissional.