quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CHAVES MÁGICAS DE ABERTURA PROFISSIONAL


CRIATIVIDADE

Como faço para alcançar sucesso profissional? E como faço para alcançar em pouco tempo e ao mesmo tempo fazendo aquilo que gosto? Quando devo começar? Quais estratégias eu devo usar? Até onde eu posso chegar! E por que não deveria tentar?

Perguntas são chaves mágicas de abertura profissional. O que, como, quem, quanto, onde, quando, qual, por que... Ou um simples “ãhn?” Essas e outras perguntas são fundamentais para o início de qualquer empreitada na vida. E tomamos milhares de decisões por dia em nossas vidas. Nossa mente executa uma infinidade de questões e indagações em todo momento. “Devo sair agora, ou não devo sair?”, “coloco o casaco, ou não coloco”, “está frio, mas será que vai chover”, “levo ou não levo o guarda-chuva”, “vou de ônibus ou de taxi?”. Nossa vida é assim, cheia de dilemas e decisões. Mas o problema é quando temos que decidir algo realmente importante, como: em qual faculdade iremos estudar, a profissão, a pessoa com a qual iremos viver por toda a vida e até a opção sexual. Einstein dizia que uma pergunta contém parte da resposta. Quando conseguimos fazer uma nova pergunta, com frequência, encontramos a resposta completa.

Mas termos que decidir como serão as fases importantes de nossas vidas e fazer perguntas que nos levam, muitas vezes, a um dilema que mais parece um labirinto. E esse não é o único problema a se resolver.  Permitir que a mente fique livre, leve e solta para elaborar essas questões, e encontrar as respectivas respostas pode ser ainda mais complicado. Calma, eu explico o porquê: a ansiedade tornou-se hoje um dos mais difíceis obstáculos para o sucesso. É que hoje tudo está mais rápido, mais complexo, mais competitivo, mais tecnológico, mais nanotecnológico, mais estressante, mais e mais e mais! E é para isso, justamente, que também servem também as perguntas: acalmar os ânimos.

“Eu tenho tempo para refletir sobre isso?” “Eu posso reordenar minhas tarefas, e administrar melhor o meu tempo?” “Como e quando farei isso?” “Eu preciso realmente reorganizar meu tempo?”... Entendeu? Para tudo há perguntas que podem levar a respostas satisfatórias e restabelecer a situação. Uma simples pergunta pode mudar a vida de um casal que precisa decidir se continua o relacionamento ou não; pode também definir o futuro acadêmico dos filhos; pode resolver um problema de saúde; e pode, quem sabe, até salvar uma vida, ou mais.

Perguntas são chaves mágicas de abertura profissional, eu disse, mas também podem ser chaves de fim de carreira, ou de mudança profissional. Perguntas, meus caros, podem fazer o mundo avançar nas descobertas científicas, religiosas, arqueológicas, tecnológicas, sociológicas, filosóficas, políticas, comerciais e industriais. E por falar tanto em perguntas, você já se perguntou como seria o mundo de hoje se Thomas Edson não tivesse perguntado o que poderia fazer com uma pipa e uma chave? Ou o que Percy Spencer poderia não ter inventado ao observar as micro-ondas emitidas pelo magnetron cozinharem uma barra de chocolate, ou quem sabe se, Wilhelm Roentgen, ao perceber que partículas de luz passavam por objetos sólidos, não tentasse produzir o primeiro aparelho de Raios-X? Certamente haveria outros tipos de invenções, mas como seria o mundo sem essas? Interessante, não é?

Se você quer mudar o rumo de sua carreira, ou de sua vida, ou mudar o mundo, faça perguntas, e obtenha as respostas das quais precisa. Não basta apenas uma pergunta, complete o ciclo começando por essas: O QUE, COMO, QUEM, QUANDO, QUANTO, ONDE e POR QUE. Fazer perguntas ajuda a encontrarmos brilhantes entre bijuterias. E seja qual for o quilate das suas “joias”, não se esqueça do que você pode fazer com elas. Cada uma representa uma conquista em todas as áreas da vida. Siga adiante, SUCESSO!

"Ligar os pontos do passado..."

Apaixone-se! A vida não é feita apenas de trabalho, trabalho e trabalho. É preciso saber viver, e com moderação! Como disse Steve Jobs: "Temos que aprender a ligar os pontos no passado para entendermos o presente e o futuro". Há determinadas coisas que acontecem em nossas vidas que nunca conseguimos entender, mas é justamente porque não usamos as chaves mágicas de abertura do conhecimento e da inteligência: as perguntas. Falta-nos questionar e dizer "por que?". Falta-nos meditar em cada circunstância; refletir nas lições que elas nos ensinam, para, se preciso, mudar o rumo. O futuro de sua vida está em suas próprias mãos! A felicidade também.