Na época em que a guerra da independência começou, os colonizadores tinham tornado-se muito afeiçoados à corrida de Quarto de Milha que geralmente era disputada entre três cavalos que corriam até um quarto de milha (402,33600 metros). Uma das razões da popularidade das corridas de curta distância era que elas podiam ser realizadas nas ruas do vilarejo ou em qualquer clareira de tamanho adequado. Essa corrida, de velocidade em curtas distâncias, foi o primeiro exemplo nas primeiras colônias de corrida de cavalos Quarto de Milha.
Linhagens diferentes foram definidas para cada área. Hoje são bem distintas e tem uma seleção rigorosa. Mas a principal característica do Quarto de Milha é a versatilidade. Corridas, provas western em geral e trabalho no campo. Teve bastante aceitação no trabalho do campo e lida devido a sua docilidade, robustez e velocidade. No nordeste do Brasil o Quarto de Milha tornou-se o melhor em vaquejada.
Em São Miguel do Tocantins, no Rancho Borsói, o Programa Solo Rural foi conhecer e registrar a criação de cavalos de Kiko Borsói. Estivemos lá no mês de março deste ano. Atualmente são um hobbie para ele, mas afirma que está se tornando gradualmente um bom negócio, e pretende investir mais na criação desses belos animais. Além dos cavalos, Kiko Borsói também cria gado bovino da raça guzerá e ovinos da raça Sta. Inês, todos puros de origem.