COMO PREPARAR UMA BOA APRESENTAÇÃO E
DIMINUIR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO – III
É comum durante uma apresentação
o interlocutor perceber alguns bocejos no meio da plateia, ainda mais quando o
assunto começa a ficar desgastante e as pessoas passam a perder o interesse na
exposição. Claro, isso nem sempre acontece, mas quando você notar pessoas se
dispersando entre o público, como você pode resolver a situação mudar o rumo de
sua apresentação? Você saberá agora como fazer isso!
Se você perceber que o público
está entediado, claro que deve estar perdendo o interesse. Começam as conversas
paralelas, e você não pode permitir que isso ocorra em nenhum momento, certo?
Então, assegure-se de que o que você está dizendo é importante, se não exclua e
passe adiante. Procure ser mais entusiasmante, pois sua fala deve conter picos
de volumes mais altos e intensos na voz, alternando com momentos de calma. Mude
a velocidade da fala de acordo com a necessidade. Isso também ajuda a não
deixar que alguém durma. Mantenha também os olhos fixos no público, sempre!
Um sério risco para quem faz
apresentações, especialmente se for a primeira ou uma das primeiras de sua
vida, certamente é deparar-se com uma plateia hostil. E mesmo que seja apenas
uma pessoa que se levante e diga o que você não deseja escutar, basta para
qualquer pessoa despreparada sair dos trilhos e perder-se totalmente na
confusão criada pelo sabotador. Mas o que fazer nesse caso?
Eu vou lhe dizer que já passei
por situações constrangedoras, mas aprendi a lição! Fui buscar a solução em
livros e em sites que sugeriam o seguinte: nunca perca a calma! Mantenha-se
sempre educado e gentil. Se você notar que o público presente tem conhecimento
profundo do assunto, procure fazer concessões. Uma forma inteligente de sair
dessa é devolver a retórica e fazer com que o público discuta o assunto com
você, e com atitude humilde, reconheça que eles sabem mais em determinados
aspectos, então você irá criar dessa forma uma atmosfera mais produtiva e
amigável com todos. Não permita que o orgulho o domine e isso o faça perder o
controle da situação. Redirecione as flechas de ataque devolvendo-as na mesma
velocidade e intensidade, mas sempre com autoridade e coragem, mas também com
cordialidade, gentileza e humildade.
Para concluir, existe um problema
latente para todos os comunicadores que costumam ou necessitam utilizar
recursos de áudio e vídeo. É no mínimo desconcertante deixar a plateia
esperando a resolução do problema. A pele começa a suar frio, os batimentos
cardíacos e a respiração aceleram ainda mais, e aí você se lembra do dito cujo
do adaptador de tomada que ficou no porta-malas do carro que está guardado no
estacionamento, ou daquele fio de extensão de três metros, que era essencial em
momentos como esse. Isso sem falar na lâmpada reserva do projetor multimídia,
quando a que está em uso queima de repente. Lembrou-se de algum fato marcante
em suas apresentações? Pois é, eu também! Mas vamos lá, o que podemos fazer
nesses casos absurdamente causadores de indignação própria?
Simples! Primeiro: evite utilizar
qualquer tipo de tecnologia com a qual você não possui familiaridade. Mesmo que
lhe seja oferecido tal recurso adjacente. Segundo: Antes da apresentação é
fundamental conhecer o local do evento, e se possível deixar os equipamentos
prontos para o uso. E mesmo assim vistorie. Teste tudo antes de usar. Depois de
lhe passar essas dicas, eu não poderia deixar de lembrar-lhe que você não é
diferente de ninguém nesse aspecto, salvo em alguns detalhes. E é exatamente aí
que você pode fazer a diferença! Há profissionais nesse ramo muito habilitados
e capacitados, mas estudar o assunto, treinar muito e corrigir os erros logo em
seguida, quando eles ocorram, são coisas que podem fazer de você um grande
profissional, e bastante requisitado no mercado de trabalho.