sexta-feira, 3 de abril de 2015

COMO PREPARAR UMA BOA APRESENTAÇÃO E DIMINUIR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO – III


É comum durante uma apresentação o interlocutor perceber alguns bocejos no meio da plateia, ainda mais quando o assunto começa a ficar desgastante e as pessoas passam a perder o interesse na exposição. Claro, isso nem sempre acontece, mas quando você notar pessoas se dispersando entre o público, como você pode resolver a situação mudar o rumo de sua apresentação? Você saberá agora como fazer isso!

Se você perceber que o público está entediado, claro que deve estar perdendo o interesse. Começam as conversas paralelas, e você não pode permitir que isso ocorra em nenhum momento, certo? Então, assegure-se de que o que você está dizendo é importante, se não exclua e passe adiante. Procure ser mais entusiasmante, pois sua fala deve conter picos de volumes mais altos e intensos na voz, alternando com momentos de calma. Mude a velocidade da fala de acordo com a necessidade. Isso também ajuda a não deixar que alguém durma. Mantenha também os olhos fixos no público, sempre!
Um sério risco para quem faz apresentações, especialmente se for a primeira ou uma das primeiras de sua vida, certamente é deparar-se com uma plateia hostil. E mesmo que seja apenas uma pessoa que se levante e diga o que você não deseja escutar, basta para qualquer pessoa despreparada sair dos trilhos e perder-se totalmente na confusão criada pelo sabotador. Mas o que fazer nesse caso?

Eu vou lhe dizer que já passei por situações constrangedoras, mas aprendi a lição! Fui buscar a solução em livros e em sites que sugeriam o seguinte: nunca perca a calma! Mantenha-se sempre educado e gentil. Se você notar que o público presente tem conhecimento profundo do assunto, procure fazer concessões. Uma forma inteligente de sair dessa é devolver a retórica e fazer com que o público discuta o assunto com você, e com atitude humilde, reconheça que eles sabem mais em determinados aspectos, então você irá criar dessa forma uma atmosfera mais produtiva e amigável com todos. Não permita que o orgulho o domine e isso o faça perder o controle da situação. Redirecione as flechas de ataque devolvendo-as na mesma velocidade e intensidade, mas sempre com autoridade e coragem, mas também com cordialidade, gentileza e humildade.

Para concluir, existe um problema latente para todos os comunicadores que costumam ou necessitam utilizar recursos de áudio e vídeo. É no mínimo desconcertante deixar a plateia esperando a resolução do problema. A pele começa a suar frio, os batimentos cardíacos e a respiração aceleram ainda mais, e aí você se lembra do dito cujo do adaptador de tomada que ficou no porta-malas do carro que está guardado no estacionamento, ou daquele fio de extensão de três metros, que era essencial em momentos como esse. Isso sem falar na lâmpada reserva do projetor multimídia, quando a que está em uso queima de repente. Lembrou-se de algum fato marcante em suas apresentações? Pois é, eu também! Mas vamos lá, o que podemos fazer nesses casos absurdamente causadores de indignação própria?

Simples! Primeiro: evite utilizar qualquer tipo de tecnologia com a qual você não possui familiaridade. Mesmo que lhe seja oferecido tal recurso adjacente. Segundo: Antes da apresentação é fundamental conhecer o local do evento, e se possível deixar os equipamentos prontos para o uso. E mesmo assim vistorie. Teste tudo antes de usar. Depois de lhe passar essas dicas, eu não poderia deixar de lembrar-lhe que você não é diferente de ninguém nesse aspecto, salvo em alguns detalhes. E é exatamente aí que você pode fazer a diferença! Há profissionais nesse ramo muito habilitados e capacitados, mas estudar o assunto, treinar muito e corrigir os erros logo em seguida, quando eles ocorram, são coisas que podem fazer de você um grande profissional, e bastante requisitado no mercado de trabalho.

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