quinta-feira, 2 de abril de 2015

COMO PREPARAR UMA BOA APRESENTAÇÃO E DIMINUIR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO – II


Ao criar uma apresentação deve-se fazer, além de uma análise inicial da preparação, também uma avaliação de suas habilidades. A dica é se concentrar em dar prioridade no uso daquelas que lhe ajudam mais a influenciar as pessoas. Perguntas são chaves mágicas de abertura de conhecimento, então pergunte a si mesmo: o que eu sei fazer melhor? Quais são meus melhores talentos para fazer um trabalho como esse? É minha voz agradável e também minha dicção clara? É minha desenvoltura física não verbal? Ou será minha facilidade em contar uma piada relevante e espirituosa? Mas preste muito atenção no conselho que irei lhe dar! Nunca tente ser um ator no palco caso você não seja realmente bom em atuar! E por que digo isso? Claro, certamente porque será difícil você ser quem você não é. Não seja bobo! As pessoas percebem!

Ainda no quesito “avaliando suas habilidades”, tenho-lhe a dizer que você deve antes tudo resolver-se psicologicamente, ou emocionalmente, a fim de que suas ansiedades não o dominem no momento da apresentação. Para algumas pessoas não há a menor dificuldade em encarar uma plateia de vinte pessoas, mas diante de mil pessoas, aí a coisa aperta! Já para outras pessoas, por incrível que pareça é muito mais fácil ficar à vontade diante de um público grande, e esse é o meu caso. Já houve situações em que eu me desconsertei falando para um público relativamente pequeno. Talvez houvesse umas dez pessoas naquele momento. Perdi o fio da meada, e logo no início. Nem precisaria dizer que foi um desastre! E lógico, foi difícil suportar minha indignação comigo mesmo após o evento, já que sou muito autocrítico e perfeccionista. Talvez esse seja o seu caso, então, todo cuidado é pouco!

Outra dica é você separar todo o conteúdo por assunto, e agrupá-los de forma que possa memorizá-los facilmente e desenvolvê-los sem se perder durante a apresentação. Treine bastante e imagine-se no momento do evento da forma mais realista que puder. Conquiste segurança! E defina a seguinte meta: enquanto não estiver totalmente seguro, não irei parar de treinar. Simule situações que possam ocorrer durante o evento, e que possam ser adversas ou que estejam a seu favor. Crie algumas inserções de frases bem humoradas que não causem tanta distração no público, para que não quebre a linha de pensamento, mas que seja relevante ao que você está discorrendo.

Para reduzir seu medo quando estiver diante de uma plateia, preste atenção nessas dicas! Se estiver excessivamente nervoso, não conseguir relaxar e ainda der um “branco” inesperado, ensaie diante de um espelho, ou com um amigo, o cônjuge, um filho, o cachorro, o gato ou o papagaio, não importa. O importante é treinar o momento da exposição até você poder falar de trás para frente o que rascunhou e que depois resumiu até ficar perfeito. Veja também se tudo está bastante claro e fácil para você acessar desde o início até o fim. Respire fundo algumas vezes sem forçar os pulmões, intercalando com respiração normal. E sorria!

Nenhum comentário: