terça-feira, 15 de junho de 2010

Momento de Paz e Harmonia.

Copa do Mundo significa feriadão prolongado, tempo de festa, de alegria, de união, de oportunidade para reaproximações. O momento auxilia no exercício do patriotismo e da cidadania. A sensação produzida pela aproximação de um evento de grandes proporções como este é de entusiasmo. Neste período, que acontece de 4 em 4 anos, grande quantidade de pessoas se desloca para um único país, cujas atenções estarão voltadas para sua cultura e estilo de vida. O momento também é oportuno para melhorar a economia do país. Quando as estrelas do esporte mais conhecido e praticado em todo o mundo chegam, atraem os holofotes e passam a ser os principais focos para a mídia mundial. Mas a grande estrela é e sempre será ela, a bola de futebol. Aquela que todos perseguem, chutam com violência e beijam com carinho quando obedece. E dessa vez ela ganhou nome próprio. Jabulani é a bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo de 2010, organizada pela FIFA, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sull. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O modelo de bola escolhido pela FIFA para este mundial não agradou a maioria dos esportistas. Ela é mais leve que outras utilizadas em outros mundiais e em campeonatos ao redor do globo. Embora meio desobediente em suas trajetórias inconstantes pelo ar, chegando a enganar os coadjuvantes que a ajudam a fazer história, é amada e respeitada pela maioria. Minha mensagem para hoje é a seguinte: aproveite este momento esportivo para estreitar relações, utilizar estratégias guardadas para vencer barreiras aparentemente intransponíveis em seus negócios, reavaliar aquelas que não deram certo em outras ocasiões, e exercitar a alegria de trabalhar e de viver. Afinal, podemos acreditar que Deus criou o esporte com a finalidade de satisfazer a alma e nos estimular à felicidade.Sejamos todos amigos mais chegados que um irmão. A melhor onda é essa: de paz e harmonia!