Quem é nota 10 em seu ambiente de trabalho? Já parou pra pensar quem é a pessoa que desenvolve o maior número de ações dentro da empresa onde você trabalha, e que quase nunca pode parar? Ela funciona como um pino de sustentação ligado a várias ligas de aço entrelaçadas entre si e capazes de absorver qualquer impacto interno dentro de uma organização. A descrição parece ter algo a ver com construção civil, mas na verdade estou falando da assistente administrativa, secretária executiva ou secretária particular. Aliás, não importa a diversidade que possa haver de nomes dessa profissão, mas sim a qualidade que ela emprega ao cotidiano de uma empresa, ou qualquer organização que demande o tipo de tarefas que somente ela pode ser designada a cumprir. Apoiar gerentes, supervisores, diretores e demais profissionais da área administrativa não é função fácil de desenvolver. Quando o assunto é marcar e desmarcar compromissos, reuniões, viagens, efetuar ligações que muitas vezes falham durante o contato, ou organizar documentos, chame a secretária! Ela é quem executa as ordens do patrão em primeira mão e as expede ou delega. Uma quase chefe, ou quase isso, a secretária deve saber executar, além dessas, algumas que exigem muito preparo e disposição, como redigir cartas, memorandos, relatórios minuciosos, apresentações e até documentos particulares, quando solicitada. Ufa! Só pra respirar um pouquinho, mas não pára por aí! As responsabilidades dessa profissão, de cargo e função preenchidos em sua maioria pelo sexo feminino, são bastante amplas. Em termos de atendimento ela têm que ser nota 10, têm que dar o exemplo! Se você me perguntar quais são as duas profissões que são a "cara" da empresa, e que se deixarem a peteca cair o caldo entorna, eu diria que são o vendedor e a secretária, pois estão ligados intimamente com a imagem e com a competência da empresa. Se você faz parte de uma dessas classes de trabalhadores, então posso lhe dizer que você pode se sentir defendido e ovacionado. Tomo as dores porque comecei minha carreira profissional como assistente de secretaria no sindicato dos bancários de uma cidade do interior do estado de São Paulo, onde morei com meus pais durante alguns anos. Depois de algum tempo conheci a área de vendas, mas quando ainda era assistente de secretaria, minhas funções foram dobradas, pois na época, e isso aconteceu em 1.990 quando eu estava com 19 para 20 anos de idade, houve um desentendimento entre a presidente do sindicato e a maior parte da diretoria, a qual foi destituída quase totalmente por atitudes corruptas. Então, eles precisavam de alguém que pudesse, além de servir em sua própria função, também ocupar aquelas que estavam em defasagem, as quais compreendiam desde o cadastramento de novos associados, até a tomada de algumas decisões, quando os diretores não se faziam presentes, e isso tudo além das cartas, dos telegramas, dos empacotamentos do material publicitário, da organização dos arquivos e etc, e etc e etc... Mas saibam que apesar de tudo isso, quem sofria mais com o peso de tais responsabilidades era minha amiga que ocupava o cargo de secretária do sindicato. Em doze meses que trabalhei lá, já cheguei a vê-la chorar algumas vezes, e não era por menos! Ser secretária não é moleza, e é por isso que há um dia especial para todas elas, e eles também, embora sejam em menor número os homens que ocupam esse cargo. Segundo o Instituto Denver, uma instituição de ensino que oferece cursos à distância para quem deseja ingressar nessa profissão, novas tarefas estão surgindo para as secretárias, como pesquisas na internet, controle de budget, gerenciamento de projetos e atas de reuniões em notebook, mas tenha calma! A informática tem facilitado bastante o trabalho, embora a função esteja sobrecarregada criando uma tendência ao esgotamento por atendimentos múltiplos a mais de um gerente. Mas uma coisa é certa: sempre será uma profissão muito requisitada, e um detalhe importante é que mesmo que a substituam por uma máquina ou por um robô, este nunca poderá lhe dar um sorriso sincero! Parabéns a todas as secretárias e secretários e assistentes do Brasil! Siga em frente e SUCESSO!