quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Você é responsável pelo sucesso de sua empresa!

O sucesso de sua empresa está escondido dentro de você! Se ainda não foi encontrado, leia todo o texto e compreenda. Como perguntas são chaves de abertura profissional, inicio com a primeira, simples e que não deve jamais ser "pulada": O que acontece quando sua empresa não se comunica corretamente?... Pensou? Hmm, então pense mais um pouco... Pois é meu caro, os problemas aparecem! Você já deve ter escutado aquela famosa frase que faz doer em nossos ouvidos quando erramos no processo de comunicação e nos dizem: "É, eu avisei, quem não se comunica, se estrumbica". E é assim mesmo que acontece. As consequências são diversas mas não se preocupe, seu caso tem solução! Alguns dos problemas causados pelas barreiras de comunicação interna ou externa numa empresa são: funcionários desmotivados, e em seguida, funcionários muito desmotivados, e também fornecedores desconfiados, o que não é bom para a saúde de sua empresa, pois quem não tem crédito no mercado fica estrangulado... Ai!... Bom, agora você deve estar pensando nos clientes. Como eles devem ficar quando o departamento de marketing de sua empresa elabora uma campanha publicitária e leva-a ao fracasso, já pensou? Nem eu. Eu não gostaria de estar na sua pele caro amigo! Mas vamos lá, o que vem depois disso? Clientes insatisfeitos, e depois, clientes terrivelmente insatisfeitos... Ai!... Isso dói, eu sei, mas algumas pessoas só aprendem depois que "baixou" o São Tomé e a casa caiu. Aliás, não foi ele quem disse aquela famosa frase "só acredito vendo!"? Sim, foi ele, e se você também é assim, prepare-se para quebrar muito a cara, mas calma meu amigo, pois é errando que se aprende! Mais uma perguntinha, aliás, nunca se esqueça delas, são poderosas chaves de abertura profissional. Eu sei que já disse isso no início do texto, mas aprendemos pela repetição, então, aguarde que até o final eu repito... Vamos à pergunta: "Quando algo der errado o que eu devo fazer então?" Ora meu amigo, reflita... e ore também, porque o Papai do Céu responde, acredite! Caro leitor, vou dar-lhe um exemplo clássico. Muitas empresas tem produtos de qualidade, mas não mantém contato eficiente com os parceiros, sejam clientes ou fornecedores, e se isso acontece na esfera exterior, certamente ocorre internamente. Afinal de contas, você deve enxergar seus colaboradores como parceiros, ou não se lembra disso? E se o seu caso for parar na mídia local? É, porque nacional nem pensar! A quebra do nome da empresa perante o público consumidor resulta em grande insatisfação, e o próximo resultado disso é a concorrência tomando conta do mercado... Ai!... Bem, depois do terceiro "Ai!" falta lhe comunicar o seguinte: sua empresa precisa urgentemente de um programa de transformação, e este processo tem que ser gradual, com alguns choques, claro. Calma, não se atemorize, nada de eletricidade! Mas causar algum impacto através de mudanças repentinas ajudam a acordar. Promova treinamentos constantes em todos os setores, inove, diversifique, solidifique a união, faça remanejamentos, utilize ferramentas diferentes das usuais para o desenvolvimento, monitore constantemente as relações interpessoais, mude a cara da empresa se for necessário... Revolucione! Aí você não vai precisar escutar (ou ler) o quarto "Ai!". Trocando em miúdos, papo de amigo meu caro empresário, gerente, chefe de departamento ou pai de família, não me leve à mal, mas perguntas são chaves de abertura profissional. Portanto, pare, olhe, escute, sinta o ambiente, reflita e... transforme! O sucesso vêm à galope!