sábado, 4 de abril de 2015

JESUS CRISTO, UM HOMEM SIMPLES E DE VIDA EXEMPLAR!

Os principais relatos da vida e da obra do homem mais respeitado e admirado de todos os tempos, nos mostram que Jesus, o nazareno, como era chamado por muitos em sua época, teve uma vida muito simples, mas exemplar. Sua conduta era de estrita obediência a Deus e a aos pais. Era muito observador, diligente ao realizar suas tarefas e agradava tanto os mais cultos quanto as crianças, ainda em tenra idade, e que sempre procuravam estar ao seu redor quando contava suas parábolas. E mesmo em meio aos conflitos da vida diária, era visto como a própria bondade personificada diante de todos.

Jesus era judeu e nasceu em situação totalmente adversa! Precisou de uma manjedoura e também de um estábulo emprestado para que seus pais pudessem acomodá-lo com o mínimo de conforto possível, na cidade de Belém da Judéia, onde estavam para o recenseamento da época. Mas sua família vivia em Nazaré, um pequeno vilarejo na Galiléia e sem muitos recursos. Após receber alguns presentes de três reis magos vindos do oriente, depois de longa viagem, e que ao estudarem profundamente as escrituras sagradas, chamadas pelos judeus de Toráh, reconheceram-no como o grande messias que era previsto aparecer naquele cenário político e social conturbado da época. A história conta que pastores de ovelhas viram anjos cantando com grande júbilo na noite em que o pequeno príncipe nasceu, e também se fizeram presentes no local para saudá-lo.

Logo em seguida seus pais o levaram para o Egito, onde ficou durante quatro anos para fugir da perseguição do governador da Galiléia. Ao retornar para sua terra, cresceu em estatura e formosura, como diz a Bíblia, e foi fiel aos princípios que lhe foram ensinados, estudando, trabalhando e com alegria e disposição executava todas as tarefas, mesmo as domésticas, e assim não se tornava um fardo para Maria, sua mãe. Quando obteve idade suficiente para começar a trabalhar, passou a acompanhar José, seu pai, na carpintaria. Mantinha e empregava suas faculdades mentais, físicas e espirituais de forma que servissem como suas principais ferramentas de trabalho. Não tinha vida ociosa e nem fazia uso de vocabulário pejorativo.

Jovens que pretendem servir de alguma forma à sociedade devem seguir este exemplo. Não devem assumir qualquer atividade caseira ou posto de trabalho amador ou profissional, sem que possuam concepção humilde e cordial de relacionamento interpessoal. Devem imaginar-se como servos e não como chefes. A ambição pode ser muito prejudicial se não for controlada e usada a seu favor. Não é errado sonhar ou desejar e lutar por um posto mais alto na carreira, mas a melhor escola para prepará-lo para um cargo de liderança é a faculdade do serviço e da humildade.

Jesus viveu numa sociedade não muito diferente da nossa, pois a única diferença entre nossa época e a dele está nos recursos que cada uma dispunha, porque o gênero humano não mudou praticamente nada! Assim como há dois mil anos, ainda somos tendenciosos a pensar e praticar atos que banalizaram a moral e os bons costumes necessários para que uma sociedade toda viva em paz e segurança. Essa banalização e inversão absoluta de valores que vivemos atualmente, com corrupção devastadora, imoralidade avassaladora e quase total descrédito na vigência do bem, faz com que as pessoas se acostumem com o que veem e lhes é ensinado, mais pelo péssimo exemplo do que por palavras.
Então eu pergunto a você, caro leitor: assim como Jesus, que viveu numa atmosfera de confusão e muito conturbada moral, social e politicamente, mas mesmo assim manteve-se honrado e digno e com uma conduta equilibrada, respirando paz e tranquilidade em quase todo momento de sua vida, o que causou imenso contraste com o restante dos indivíduos, chegando a chamar a atenção de cultos e incultos, líderes governamentais e religiosos e até de muitos estrangeiros que contavam seus feitos extraordinários em seus países, o que você acharia de começar agir da mesma forma que ele, o exemplar ser humano e simples carpinteiro de Nazaré?

Note que falo de comportamento agradável, equilibrado e reto. Refiro-me ao que você poderá causar onde quer que esteja, criando até admiração da parte de pessoas que convivem com você, ao perceber e decidir agir como o sábio mestre dos mestres. Aquele que não usurpou nenhum poder terreno, mas por sua conduta irrepreensível foi seguido por milhares de pessoas, e ainda é seguido até hoje; aquele que amou e ensinou a amar e respeitar quem quer que fosse sem deixar de dizer a verdade e dar uma boa repreensão.

Minha sugestão é que você siga o exemplo desse homem, adorado por uma vasta legião de seguidores, e respeitado temido até mesmo por quem o intimidou. E mantenha-se estável, em perfeito equilíbrio das faculdades mentais, físicas e espirituais, a fim de que ninguém o chame de louco quando calar-se diante de uma agressão verbal ou física. E mesmo que o chamem assim, logo lhe darão razão, pois as consequências negativas dessa atitude serão os frutos visíveis de quem outrora esteve errado, mas que ainda poderá converter sua conduta em cheiro suave de bondade e mansidão.
Entretanto, as pessoas de bom senso sabem avaliar muito bem cada situação, e sabem escolher quem está mais apto para liderar determinado grupo de pessoas. Fique tranquilo! Aja sempre com amor, paciência e respeito. Tenha esperança no futuro e mantenha o foco em seus objetivos. Mas não permita que a ambição se torne algo desenfreado e destrone-lhe a razão. E lembre-se, há sempre tempo para corrigir os erros e chegar onde se deseja. O sucesso pode não ser tão simples de ser alcançado, mas se você seguir as regras eficazes de comportamento ensinadas na prática e na teoria Jesus, tenha certeza que mais cedo ou mais tarde ele acontece. Siga em frente e não desanime! Acredite, pois há lugar para todos! Basta descobrir sua vocação e agir, e deixe que Deus se encarregue das demais circunstâncias.


“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mateus 11:28-30.

Nenhum comentário: