sábado, 8 de agosto de 2009

A Respiração como técnita de comunicação

Todos nós sabemos respirar. Ao sairmos do ventre materno somos instintivamente ensinados a fazer uso do nosso aparelho respiratório. Respirar é algo que fazemos sem maiores preocupações, o processo é assimilado naturalmente. No entanto, a respiração do locutor, cantor, orador, ou qualquer pessoa que faça uso profissional da voz é mais do que inspirar oxigênio e expirar gás carbônico.


Já me perguntaram várias vezes como faço para minha respiração não aparecer nas gravações, e sempre digo que quando desejamos ter satisfação com os resultados de nosso trabalho, buscamos dar qualidade, e estudar e praticar as técnicas de respiração constantemente ajuda a alcançarmos isso. A qualidade se verifica principalmente no momento em que o técnico de áudio vai editar os textos falados, pois agiliza seu trabalho e a entrega do mesmo pode ocorrer em menos tempo. Ao utilizarmos tais técnicas, torna-se natural em algum momento a prática das mesmas, e passamos a não mais nos preocuparmos com elas. Isto significa que educamos nossa mente, os pulmões, o diafragma, e todo o aparelho respiratório, o que é uma necessidade primordial para os profissionais da voz.


Para quem deseja aprender mais sobre como respirar adequadamente, basta procurar um bom fonoaudiólogo, que é o profissional mais adequado a ensinar essas técnicas.

Nenhum comentário: