sexta-feira, 7 de maio de 2010

Prevenir é melhor!






















Após o lançamento da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged/MA), que acontece em todo o Estado do Maranhão durante todo o mês de maio, a Agência já vem realizando dias de campo, palestras e reuniões nos Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária (Comusas) em povoados, sindicatos, associações, escolas, para conscientizar sobre a necessidade da total cobertura vacinal no rebanho maranhense.

A doença é altamente contagiosa e ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. A gravidade da doença não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores.

No Rancho Liliani, localizado na BR-010 no Município de Imperatriz, a campanha já chegou. O gado bovino existente ali é da raça Nelore. A erradicação da aftosa é fundamental para o planejamento estratégico do Ministério da Agricultura. Espera-se que o Maranhão alcance o status de área livre de febre aftosa, pois há há 10 anos não é registrado um único caso em todo o Estado.

Fonte: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=8828.

Nenhum comentário: