Se você é um empreendedor solitário, um autônomo, está iniciando um negócio do zero? Se sim, considere-se desde já um líder. Parece que vou contar uma piada e curtir com a cara do leitor, mas é a pura realidade, pois cada trabalhador é um líder, querendo ou não, e isto porque tem que liderar a si próprio em cada atividade. Mesmo que receba o comando de outra pessoa, tem o livre arbítrio para aceitar o comando ou não, ou será que não é assim? Ora, claro que é, senão seu corpo comandaria sua mente. Pensando nisso, todo negócio precisa de um bom líder para prosperar. Delegar tarefas, manter os colaboradores motivados e servir de exemplo para a equipe estão entre as funções de quem comanda qualquer empreendimento. "As lideranças exercem papel fundamental na criação de um ambiente propício à inovação, aperfeiçoamento e aprendizado constantes”, destaca Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Confira a seguir cinco passos para se tornar um líder de sucesso:
1. Articule os interesses
Garantir a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder. O maior desafio é conciliar os diferentes interesses que convivem em uma mesma organização, articulando-os de maneira produtiva. “É essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas ideias”, explica Martins.
2. Mantenha um canal aberto com a equipe
Para que os colaboradores possam assimilar os valores e princípios que norteiam o negócio, é fundamental comunicar-se com clareza e objetividade. Da mesma forma, é importante estar aberto a ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos. “Isso estabelece uma relação de confiança com o grupo, criando uma sintonia e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho”, afirma.
3. Estabeleça e verifique padrões de trabalho
A padronizações nos processos de trabalho é crucial para que o desempenho da empresa possa ser medido adequadamente e para que correções de rumo possam ser feitas mais rapidamente. É função de um bom líder estabelecer estes processos. “Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização”, destaca Martins. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes processos.
4. Promova uma cultura de inovação
Criar um ambiente propício à inovação também é tarefa de um líder que quer ver seu negócio decolar. “É importante incentivar e estimular a diversidade de ideias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador”, destaca o executivo. O bom líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização aos processos de trabalho.
5. Multiplique as boas lideranças
Um bom líder é aquele que sabe identificar e fomentar outras lideranças dentro do seu negócio. “Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo”, ressalta Martins. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos da empresa estejam alinhados na busca pela excelência, ele acrescenta.
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