Você sabia que existe uma forma de conhecer melhor as pessoas só analisando o formato do rosto? Existe uma arte chamada psicofisionomia. que estuda a personalidade das pessoas através dos traços, linhas e formas do rosto e do corpo. O especialista nessa arte, João Carlos de Freitas, e também advogado, afirma que a psicofisionomia pode ajudar s pessoas a conhecerem melhor a si mesmas e aos outros. Há mais de 20 anos ele estuda essas técnicas. Ele diz também que através desse estudo consegue-se trabalhar dentro de algumas possibilidades, como enfatizar pontos positivos e trabalhar pontos mais fracos.
Segundo a psicofisionomia, ao olhar o rosto de uma pessoa pode-se descobrir a tendência em agir mais ligada aos sentimentos e emoções (emocional), às necessidades (instintivo), ou às ideias e pensamentos (mental). Recentes estudos realizados nos Estados Unidos já conseguem definir pelo tamanho dos dedos das mãos, por exemplo, se a pessoa é possessiva ou até mesmo agressiva ou não, algo que até algumas décadas se acreditava ser apenas uma crendice popular.
Algumas características chegam a ser bem interessantes, haja vista que já existem salões de cabeleireiros especializados em cortes e penteados personalizados, ou adaptados aos temperamentos básicos do ser humano, segundo a psicologia: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. É, parece que nosso corpo fala mais do que imaginamos! E se for assim, então faz-se necessário nos conhecermos melhor. Mas o que diz a psicofisionomia sobre os detalhes do rosto? Quais são, afinal, tais características?
Importante é não permitirmos que os complexos tomem conta da mente quando o autoconhecimento define melhor quem somos e quais são nossas tendências. E para quem já tem complexos, que tanto atrapalham o desenvolvimento pessoal e profissional, torna-se interessante o autoconhecimento para se tentar corrigir esses problemas. Seguem abaixo algumas características definidas pela psicofisionomia para você se conhecer melhor, e porque não, também conhecer melhor o seu chefe, o seu colaborador, a sua esposa, o seu marido, os seus filhos e a sogra? Vamos lá:
A Testa
A altura da testa, quando comparado com as outras partes do rosto, indica a principal tendência da pessoa. Se essa for a região mais desenvolvida, ou seja, um testudo, ela será mais mental do que emocional e instintivo.
Os Olhos
Os olhos são o espelho da alma, são a parte mais significativa do rosto.
- Grandes: As pessoas de olhos grandes não têm segredo: são espontâneas, extrovertidas e mansas. Quando os olhos são grandes, quase sempre a boca também o é.
- Pequenos: A pessoa que tem olhos pequenos sempre procura observar o ambiente onde está. Pode indicar um pouco de timidez, mas nem sempre...
- Amendoados: pessoa amorosa e talvez... FALSA!
- Fundos: Possivelmente é um caladão e observador.
As Sobrancelhas
- Unidas: pessoa ciumenta e possessiva.
- Grossas: quem tem boa saúde física e um caráter forte.
- Delgadas e ralas: tem um caráter feminino, sem muita capacidade ação. Demonstra sensibilidade.
O Nariz
- Grande: caráter forte, decidido, masculino.
- Pequeno (em relação à altura da cabeça): pessoa egocêntrica, que só olha para o próprio umbigo.
- Ponta erguida: curiosa e superficial.
- Pontudo e grande: quanta intuição!
- Pontudo e pequeno: pessoas antenadas em coisas banais, bobagens.
A Boca
Uma boca larga revela uma pessoa extrovertida, diferente de uma boca pequena, que indica que a pessoa seleciona as palavras e pensa muito antes de falar.
- Pequena e bem formada: possível essa pessoa sabe se controlar em relação às comidas.
- Lábios grossos, carnudos: quanta sensualidade!
- Lábio superior mais forte: falam pouco, só o necessário.
- Lábio inferior forte: A pessoa é muito intuitiva. Se for polpudinho, indica provável maior necessidade de comer e de falar.
- Lábios da mesma grossura: caráter equilibrado.
O Queixo
A forma do queixo mostra se a pessoa pode realizar ou não, do ponto de vista prático, aquilo que deseja.
- Queixos muito pontudos: nossa... quanta teimosia!
- Quadrado e grande: caráter forte, energia e ação!
- Redondo, inexpressivo: Pessoas choronas, que não são donas de si mesmas.
Os Cabelos
- Grossos: ligam muito para o lado material das coisas e se deixam guiar pelos instintos.
- Finos: muita sensibilidade...
E por aí vai... Mas lembre-se: nada de complexos! É importante nos conhecermos melhor, mas também nos aceitarmos como somos e usarmos esse conhecimento para atenuarmos o que está nos incomodando ou incomodando outras pessoas ao nos relacionarmos com elas. Procurar equilibrar essas características demonstra crescimento e maturidade, o que não pode faltar no mundo dos negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário