sexta-feira, 7 de outubro de 2011

REDES SOCIAIS E COMUNICADORES INSTANTÂNEOS CAUSAM TRANSTORNOS NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS



Quanto tempo você gasta por dia em frente à tela do seu computador e conectado à internet? Entre um acesso aqui e outro ali pelas páginas virtuais, quantos cliques são realizados em redes sociais? Uma pesquisa realizada pelo Instituto uSamp com 500 trabalhadores, nos Estados Unidos, revelou que a utilização de comunicadores instantâneos, como o MSN, por exemplo, e redes sociais nas empresas refletem na perda de produtividade na ordem de 10 mil dólares/ano por funcionário.
Essa redução na produtividade no ambiente de trabalho parece preocupar os empresários. No cálculo para uma organização de grande porte, com cerca de mil colaboradores, o prejuízo pode chegar a US$ 10 milhões, de acordo com a pesquisa americana.
No Brasil, a Triad OS, consultoria especializada em produtividade, entrevistou 1.606 funcionários de diversas empresas. Desse montante de pessoas, 84,6% admitiram navegar em redes sociais durante as horas de trabalho. Entre os sites preferidos, o Twitter aparece em primeiro lugar com 94,2%, seguido pelo Facebook com 59,4% e Orkut com 35,4%.
E pasmem, não somente as redes sociais são acessadas em horário pago pelas empresas para os funcionários estarem trabalhando, mas 11% revelaram ver pornografia durante o período de expediente. Os dados são bastante preocupantes para as empresas e deveriam ser para os funcionários, que podem ser demitidos por justa causa por conta da atitude, muitas vezes desenfreadas.
No cálculo sobre a redução da produtividade, os funcionários admitem perder, em média, duas horas de trabalho com redes sociais, MSN e outras tarefas sem utilidade para a empresa.
Para solucionar o problema no meio corporativo, a Interage - desenvolvedora de soluções para segurança da informação - criou o Trevio, um serviço web que vai além do bloqueio de redes sociais. Ao utilizar o novo recurso, as empresas conseguem monitorar todas as atividades dos funcionários no MSN, sites, Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, entre outros. Assim, a corporação poderá criar uma política de utilização das redes sociais e garantir a segurança da informação e produtividade dos funcionários. 
Agora, pense bem... Se você é um viciado em comunicação via web, não consegue controlar seus impulsos e trabalha como assalariado numa empresa que lhe premia com um emprego, cuja vaga certamente é muito disputada, até mesmo por quem está abaixo de você na hierarquia da empresa, então é melhor você rever seus conceitos! Mas se esse não é o seu caso, não se preocupe, pois nunca correrá o risco de ser visto como alguém que não colabora com o desenvolvimento próprio, nem da empresa e nem do país.


Certa vez, ao assistir a um sermão de apenas vinte e cinco minutos de um pastor numa igreja, a qual eu frequentei durante alguns anos no interior de São Paulo, gravei na mente e no coração uma frase que ele disse, e nunca mais a esqueci: “O importante não é o quê você é, mas sim em quê está se tornando!” Palavras sábias do pastor, eu digo. E então, qual dos caminhos você está a seguir em sua vida profissional? Qual imagem você projeta de sua carreira aos colegas de trabalho e aos que comandam a organização onde você trabalha? Pense nisso... Escolha o seu futuro e SUCESSO!

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